Pesquisar no blog

sábado, 4 de junho de 2016

Como devemos fazer a Celebração da Palavra na comunidade?

A missa é a maior celebração que podemos participar como cristão, porém, em algumas comunidades de nossas paróquias, a ausência de um sacerdote não permite que isso aconteça, por conta disso a comunidade se reúne para celebrar a Palavra de Deus. 

A Celebração da Palavra pode ser presidida por um Diácono, um religioso, mas também por outros leigos desde que seja delegado por um ordenado.

Nesta celebração, que é uma verdadeira ação litúrgica, remete a memória do Cristo presente em sua Palavra, que também é alimento para nossa fé. Celebra o dia do Senhor, a Páscoa semanal.

Quando a comunidade canta, ora e louva, Cristo se faz comunhão com o seu povo, pois é Ele que fala. 

Tudo deve ser feito num rito harmonioso, reunindo o povo em nome do Senhor, proclamando e atualizando a Palavra, rendendo ação de graças e enviando em missão. 

Vejamos como pode ser o roteiro desta celebração:

RITOS INICIAIS → Procissão e Cântico de Entrada; Sinal da cruz; Saudação Inicial; Introdução ao Mistério da celebração; Rito Penitencial;  Glória; Oração do dia.

LITURGIA DA PALAVRA → Primeira Leitura; Salmo Responsorial; Segunda Leitura; Aclamação ao Evangelho; Evangelho; Homilia; Profissão de fé; Oração dos fiéis.

LOUVOR OU AÇÃO DE GRAÇAS → Esse momento pode ser realizado com salmos, hinos, cânticos bíblicos, orações litânicas, louvações populares. 

Não deve ter a forma da celebração eucarística. Não faz parte desta celebração a apresentação das ofertas de pão e de vinho, a oração eucarística da missa, o canto do cordeiro de Deus, pois este é um canto que acompanha o rito da fração do pão. Não se deve substituir o louvor e a ação de graças pela adoração ao Santíssimo Sacramento. 

Neste momento de louvor e ação de graças, pode rezar a oração do Pai Nosso, o abraço da paz e concluindo com a oração final. 

LOUVOAÇÃO E AÇÃO DE GRAÇAS COM COMUNHÃO EUCARÍSTICA → Neste caso no momento de louvor e ação de graças, pode também ser realizado a distribuição da eucarística. Após as preces, canta-se a louvação, em seguida, o Santíssimo Sacramento é colocado no altar e passa-se ao rito da comunhão: Pai Nosso; Abraço da paz; Eis o Cordeiro de Deus; Comunhão; Silêncio e Oração.

RITOS FINAIS → Como de costume; Avisos;  Canto; Bênção e Despedida.


O papel de quem preside é manter viva a relação de diálogo entre Deus e a comunidade. Já o papel da equipe de preparação é preparar o melhor para que este diálogo seja fiel e proveitoso.

Por: Marcos Aldair

(Referência: Guia Litúrgico-Pastoral 2a edição da CNBB)

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!