Pesquisar no blog

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Eu quero ser de Deus, especial Alma Missionária, 3 anos: Entrevista com Ana Paula Zeca



Olá amigos do blog Alma Missionária, hoje com muita alegria estamos comemorando o 3º aniversário do blog, e para festejar fizemos uma pequena entrevista com uma nova voz católica, a cantora Ana Paula Zeca nos contou um pouco de sua vida e seu serviço na Igreja. Quem é ela? A dona dessa voz, confira!


A coluna “Eu quero ser de Deus” homenageia pessoas que fazem a diferença na Igreja, que vivencia uma verdadeira experiência com Deus, e com a cantora não é diferente, um artigo especial para comemorarmos essa vitória e que com a graça de Deus continua desde 14 de fevereiro de 2010.

Acompanhe na integra essa nossa pequena entrevista com a cantora, ANA PAULA ZECA, da paróquia Senhor Bom Jesus de Ipaussu – São Paulo.

Blog AM - 1º Ana Paula, pelo que andei lendo você está no começo de sua carreira, digamos assim, como cantora católica, e a primeira pergunta que faço é, de qual paróquia você faz parte e desde quando você descobriu que tinha vocação para cantar e foi escolha sua cantar músicas católicas ou teve algum incentivo de sua família?

Ana Paula Zeca - Faço parte da Paróquia Senhor Bom Jesus de Ipaussu – SP
Venho servindo há 8 anos na música e  nos  últimos anos também na pregação, entre outras coisas. Desde sempre fui católica, mas ia à missa, grupo de oração e encontros de vez em quando, mas de 8 anos pra cá falei sim ao chamado de Deus na minha vida e assumi de vez esse compromisso como serva do Senhor.
Uma época eu comprei violão e fui fazer aula, mas queria tocar pro mundo e comecei a fazer aula com um menino muito bom em música, mas eu não conseguia entender nada que ele me ensinava então desisti de fazer aula depois de uns 2 meses mais ou menos. O violão ficou guardado um ano, acho que Deus não permitiu naquele momento que eu aprendesse porque eu queria cantar para o mundo, músicas seculares e ele já tinha um plano para a minha vida, um sonho.
Depois de 1 ano eu resolvi voltar as aulas  de violão, agora com uma menina que tocava na igreja católica, mas nem passava em minha cabeça tocar na igreja para Deus.  (Isso a mais ou menos 8 anos atrás que foi quando falei meu sim a Deus e comecei a cantar e tocar na igreja). Na primeira aula de violão eu já tinha que cantar para conseguir tocar, foi natural isso, mas eu só cantava no meu quarto baixinho quando ia ensaiar, pois tinha muita vergonha, nessa 1° aula de violão a professora me explicou a musica e eu perguntei pra ela quanto tempo levava pra uma pessoa começar fazer alguma coisa com o violão e ela disse quando a pessoa tem mais facilidade, dom mesmo demora um mês pra começar a pegar o jeito e eu pensei nossa eu vou demorar um tempão rs e durante a semana eu fui ensaiar a musica e quando vi de uma hora pra outra comecei a tocar a musica inteira certinho como se já tocasse fazia tempo e ainda cantar junto que é mais surpresa ainda porque as pessoas que tocam a maioria diz que não consegue cantar junto ou faz uma coisa ou outra e então na hora eu senti que era Deus fazendo aquilo, me dando um sinal que queria que eu tocasse pra ele e fiquei muito feliz, dei meu sim ali e pensei nossa a minha professora  não vai acreditar RS, que eu já to tocando a musica. Cheguei na segunda aula minha de violão e ela falou vamos ver o que você aprendeu e eu simplesmente toquei a musica mas não cantei pois tinha vergonha e ela ficou muito surpresa não sabia nem o que falava para mim ela disse que isso nunca havia acontecido antes e ela tinha muitos alunos rs que isso era a 1° vez acontecer de uma pessoa aprender assim tão rápido tocar a musica na 2° aula de violão e ela me disse com certeza isso é um sinal de Deus pra você tocar para ele e me chamou para tocar com ela no terço eu fiquei enrolando uns 3 meses pra ir tocar com ela no terço, porque queria aprender mais ritmos e depois de 3 meses mais ou menos eu comecei a tocar no terço e na missa, mas cantava junto com os outros, baixinho porque ainda tinha muita vergonha sempre fui muito tímida mas aos poucos Deus foi tirando a minha timidez. Um dia de tanto minha professora insistir eu cantei apenas 1 musica para ela ouvir minha voz e ela achou minha voz linda  e afinada, mas eu fui cantar mesmo só depois de alguns meses. Um dia que tive que perder a vergonha na marra rs e cantar em uma missa na Usina de álcool, aqui da cidade, era fim de safra e devia ter cerca de 700 pessoas, precisei substituir uma menina que ia cantar mas teve um compromisso e não pode ir de ultima hora e ainda tive que cantar com equipamento de som que nunca tinha cantado e tocar acompanhada de mais outras duas pessoas, sem ensaiar.  As pessoas me ouviam cantar e diziam que eu tinha a voz linda que era muito afinada etc esse dia gostei tanto de cantar e tocar que sai de lá disposta a montar um ministério de música então cheguei em casa e peguei no telefone para falar isso para minha professora de violão quando toca o telefone por providência de Deus e era ela me ligando pra dizer que uns jovens estavam querendo formar um ministério de musica na minha cidade e ela queria que eu participasse com eles porque eu tinha mais experiência enfim e comecei a cantar nesse ministério de musica que formamos aqui como 1° voz e também fui coordenadora desse ministério. E um tempo depois cantávamos na missa  e começamos a cantar no grupo de oração jovem também. Depois de um tempo esse ministério de música acabou, mas eu continuei cantando e tocando. Desde o início me encontrei assim, vi que nasci pra cantar e tocar para Deus e servir a ele no que ele precisar de mim, me apaixonei por isso. Cantar para Ele sempre foi minha forma preferida de oração, de falar com Deus, adorá-lo, abrir meu coração para Ele e ser instrumento de Deus na vida das pessoas.

Blog AM - 2º Sabemos nós que o mundo em vivemos hoje em dia, oferece muitas coisas que não estão dentro dos princípios da igreja, até de nossa família. Você já passou por um momento de provação em que você chegou a dizer “vou desistir de tudo”? E como Deus está agindo em sua vida?

Ana Paula Zeca - Relacionado a coisas do mundo não, porque antes de eu servir a Deus eu já vive isso em minha vida, digamos “as coisas do mundo” coisas que o mundo nos oferece principalmente a juventude, eu já experimente, já sei como é, e não quero isso mais pra mim, encontrei já a felicidade verdadeira em Jesus, não teria porque olhar pra trás e buscar novamente em coisas que não me preencheriam. Mas tive sim, outros tipos de provações, momentos muito difíceis, foi muito complicado conseguir realizar esse sonho, pois tive muita dificuldade financeira, passei por momentos de muitas lagrimas, lutas, desertos, perseguições, provações e tribulações que os escolhidos de Deus encontram na caminhada, momentos muito difíceis onde cheguei a ter vontade de largar o chamado, tamanha era a dor, mas felizmente Deus me deu forças, e como diz na palavra: “pra onde iria eu? Só tu tens palavras de vida eterna”! não há como fugir, pois é assim que eu me completo e me sinto feliz, nasci pra isso e não sei viver mais de outra forma! Felizmente não consegui parar de servir mesmo passando por momentos muito difíceis, porque o amor a Deus a missão e aos irmãos era maior. O amor me fez aprender a crescer espiritualmente com essas dificuldades e buscar forças pra enfrentar e vencer tudo isso. E mesmo em determinados momentos tudo mostrando o contrario, eu me mantive firme e não deixei de acreditar que as promessas de Deus iam se cumprir na minha vida no momento certo.

Blog AM - 3º A música tem falado por você? Você mesmo faz suas composições? Em qual momento você se sente mais inspirada pelo Espírito Santo?

Ana Paula Zeca - Sim sou compositora. Deus sempre me dá a letra junto com a melodia e eu pego no violão o ritmo e os acordes. Não tem um momento especifico pra composição acontecer, O Espírito Santo me inspira canções quando menos espero, de madrugada, as vezes quando estou orando, ou quando estou fazendo alguma atividade do dia a dia, no meio dos meus ensaios. Mas se eu falar assim: Agora eu vou compor! Não sai nada! Somente quando o Espírito Santo me da a inspiração na hora que ele quer ai sim, mas as canções são frutos do que vivo com Deus, brotam do meu coração, como você disse falam por mim, componho e canto o que vivo com Deus. Estou tendo a graça de algumas de minhas orações, virarem canções e essas canções virarem verdadeiras orações.

Blog AM - 4º Desde o começo de sua carreira, ao total quantas composições você já fez?

Ana Paula Zeca - É difícil falar em quantidade, pois são muitas, já fazem uns 4 anos e meio que eu comecei a compor e tenho muitas canções completas e muitas que estão pela metade, pois as vezes Deus me da a canção completa na hora ,mas em outros momentos ele me da parte dela somente e depois de um tempo eu vivo alguma experiência nova com Deus e o restante da canção brota disso, ele me da o restante da canção.

Blog AM - 5º E a gravação do seu primeiro CD, como surgiu esse projeto e como foi realizar esse sonho? Que é o sonho de muitas pessoas inclusive!

Ana Paula Zeca - Ver as promessas de Deus se cumprindo em nossa vida, principalmente quando vencemos tantos obstáculos pra chegar a essa concretização e poder levar Deus a um numero maior de pessoas, é uma alegria imensa poder ser canal pra resgatar ainda mais almas pra Deus.
Eu cantava para Deus há mais ou menos uns 3 anos e meio e sempre amei fazer isso. Me encontrei no serviço a Deus e aos irmãos e queria cantar para ele por toda a vida, mas nunca havia pensado em gravar um cd. Sempre tive um chamado missionário dentro de mim que aos poucos foi se revelando e nesse dia Deus revelou a mim que esse era o sonho dele a vontade dele pra minha vida,”o CD” que ele queria mais de mim na música e eu pedi um sinal como confirmação. Até então eu ainda não tinha o dom da composição, mas nesse mesmo dia a  noite eu estava na minha casa e Deus da o sinal de confirmação para mim, ele me deu o dom da composição e nesse mesmo instante me inspirou varias canções, letra com melodia e mesmo sem saber muita coisa de música eu compus e depois foram vindo muitos outros sinais e confirmações.

Blog AM - 6º Após esse projeto do seu primeiro CD ter surgido, como foi à recepção de seus amigos e familiares? Ficaram bastante felizes?

Ana Paula Zeca - Estou muito feliz com o resultado! Deus tem me honrado! Com apenas cerca de 4 meses do lançamento do cd estou recebendo muito testemunhos das canções, testemunhos lindos, as musicas tem cativado um publico bem diversificado, como Crianças, jovens, adultos, idosos, católicos praticantes ou não e também irmãos de outras religiões cristãs.

Blog AM - 7º Hoje, com a graça de Deus, temos muitos cantores católicos com os mais variados ritmos, letras, enfim... Você buscou se espelhar em algum desses cantores e quais?

Ana Paula Zeca - Todos são uma benção de Deus e muito usados, Eu ouço e gosto de todos. Mas pra ser sincera não tem um que eu me espelhei! Eu só me lanço nas mãos de Deus e deixo o Espírito Santo me conduzir me capacitar da forma que ele achar que deve. Deus através do seu Espírito Santo vem capacitando cada um conforme a necessidade das pessoas a quem Deus deseja atingir com as vozes, instrumentos e canções, a todos da um dom especial, todos tem seu valor, ele nos fez diferentes, ninguém é igual a ninguém e isso que é o belo, pra que imitar algo que já existe o melhor e nos lançarmos no vento do Espírito Santo para que ele nos mova e nos molde da forma que ele quer e precisa, ele é muito criativo, sabe como precisa nos capacitar como quer nos usar, nosso papel é apenas nos abandonarmos, deixar que nos conduza. Ele sabe como atingir cada coração e sabe a necessidade de cada um, e nos inspira as formas para que isso aconteça.

Blog AM - 8º Para você, na sua opinião qual dos cantores católicos tem muita influência na vida do cristão que nas letras de suas canções fazem realmente sentirmos Deus perto de nós?

Ana Paula Zeca - Seria injusto citar um ou alguns nomes, pois temos muitos cantores católicos e todos são instrumentos do senhor, todos são muito usados e nos levam a Deus.

Blog AM - 9º Se baseando em você, você acha que a música católica faz com que o cristão sinta em muitos dos casos, o chamado para qualquer uma das vocações?

Ana Paula Zeca - Com certeza!

Blog AM - 10º Além de cantar, o que você mais gosta de fazer?

Ana Paula Zeca - Estar na presença de Deus! Servir a ele no que ele precisar de mim, gosto muito também de estar na natureza onde sinto muito a presença do Senhor. E viver a vida, buscando a santidade, sem deixar de ser jovem, lembrando que tudo me é permitido, mas nem tudo me convém!

Blog AM - 11º Maria, quem é essa Mulher para você?

Ana Paula Zeca - Com certeza um exemplo, a ser seguido. Nem precisa dizer muito, Jesus na cruz já disse a João e a nós: “filho eis ai a tua MÃE”!

Blog AM - 12º Quais seus projetos futuros? O que pretende fazer nesse ano de 2013?

Ana Paula Zeca - O que eu vou fazer esse ano? Isso só Deus mesmo sabe, eu apenas me lanço nas mãos dele e ele vai me conduzindo e realizando em minha vida o que é da sua vontade.

Blog AM - 13º Agora depois de tantas perguntas, abro um espaço para você deixar seus agradecimentos, informar seus contatos.

Ana Paula Zeca - Agradeço muito pela oportunidade de poder falar um pouquinho de mim e da minha missão através dessa entrevista e ser assim canal de Deus as pessoas através do meu testemunho de vida.

Meus Contatos: Tel (14) 3344 1738 / Cel (14) 9683 7108

E-mail: anapaulazeca@hotmail.com

             cantora_anapaulazeca@hotmail.com

Facebook:  Ana Paula Zeca

Twitter: @anapaulazeca

Blog: anapaulazeca.blogspot.com

Myspace: www.myspace.com/anapaulazeca

Blog AM - 14º Gostaria que você dissesse o que achou dessa pequena entrevista.

Ana Paula Zeca - Gostei muito. Estão de parabéns. E sigam em frente anunciando Jesus pela Internet. A cada um Deus usa de uma forma diferente e escolheu usar vocês dessa forma, porque é assim que ele precisa da contribuição de vocês pra evangelizar, então sejam fieis ao chamado de Deus. E lembre-se que sendo fiel no pouco, Deus confiara há vocês muito mais.
Blog AM - 15º Gostaria ainda que você deixasse uma mensagem para a juventude, já que esse ano de 2013 será o ano dessa galera que também faz parte da igreja e seremos homenageados em dois momentos, pela Campanha da Fraternidade desse ano e também na Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer aqui no Brasil.

Ana Paula Zeca - É uma alegria muito grande a Jornada Mundial da Juventude ser no Brasil, todos estamos festejando com isso, não somente os jovens de idade, mas os de coração também, afinal a verdadeira idade está no coração. A cruz e o ícone passaram por minha cidade foi uma festa, uma alegria imensa. Tenho certeza que com a Jornada Mundial da Juventude no Brasil vão estar suscitando ainda mais chamados no coração de mais jovens a levarem a boa nova as nações. Assumamos o nosso chamado a missão e sem medo nos abandonemos nas mãos do Senhor. E com nosso testemunho de vida plantemos no coração o chamado a ser discípulo de Jesus a quem encontrarmos pelo caminho. O Espírito Santo é muito criativo ele sabe como atingir os jovens e ele vem nos inspirando as formas para que isso aconteça, apenas nos abandonemos nas mãos de Deus, nos deixemos conduzir pelo Espírito Santo, Ele sabe como atingir cada coração e sabe a necessidade de cada um. Muitas pessoas dizem:  “O mundo não tem mais jeito, é daí pra pior”. Mas nós não podemos dizer  amém para isso. Deus está levantando jovens, servos, até mesmo crianças para levar o seu Nome, porque é possível reverter esse quadro, o mundo tem jeito sim! Deus acredita em nós. É possível reverter essa situação. Façamos valer a pena o chamado e os dons de Deus na nossa vida. Vamos mostrar para esse mundo que ainda há esperança, basta darmos as mãos, nos unirmos e levarmos a boa nova de Jesus. Vamos mostrar que ainda existe jovem que vive o amor de Deus, jovens apaixonados por Jesus, que colocam suas delícias nele, que buscam a santidade, que é possível ser um jovem de calça jeans é possível ser santo sem ser careta. Jesus está conosco, como nos prometeu e nos diz:” Ide por todo mundo e evangelizai, fazei discípulos” Mt 28,18-20. Nos fortaleçamos na eucaristia, na palavra, no jejum, oração, terço e abramos cada vez mais o coração para o Espírito Santo e para a vivência do amor com os irmãos, porque já somos mais que vencedores em Cristo Jesus!
Como dizia, a cruz esteve aqui, acompanhei também a passagem dela por outras cidades e por onde passa trás essa esperança nos corações de um mundo melhor, trás a alegria e a certeza de que assim como Jesus venceu o mundo, nós também podemos vencer. A palavra de Deus nos diz: Jovens sois fortes porque a palavra de Deus permanece em vós e vencestes o maligno.I João 2:14”  e disse Jesus: “coragem eu venci o mundo.São João 16, 33” e a alegria e esperança que há no jovem contagia as pessoas mais velhas, desperta no coração delas a jovialidade que esta adormecida, o coração de criança, o coração sonhador, trás a certeza que após a cruz vira a vitória que vale a pena ser fiel, porque depois da tempestade Deus sempre dá a ordem para que o mar se acalme e a tempestade vá embora. Aprendamos com os momentos difíceis, eles sempre nos trazem uma ou mais lições. Basta abrirmos nosso coração para aprende-las do lado do Senhor Jesus.

E COMO DIZ A MÚSICA: NO PEITO EU LEVO UMA CRUZ NO MEU CORAÇÃO O QUE DISSE JESUS. VIVER ISSO MESMO. DEIXAR ISSO SER REAL NA NOSSA VIDA PORQUE SÓ TEMOS A GANHAR COM ISSO NUNCA PERDER.

Muitas pessoas não acreditam no jovem, mas João Paulo II acreditou, deu-nos a cruz e o ícone de Nossa Senhora, porque sabia a força que o jovem tem. Jovem seja sal da terra e luz do mundo.
E pra finalizar uma frase que gostou muito de: Madre Teresa De Calcutá: “Não sou nada; sou apenas um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja. Por mais imperfeitos que sejamos, Ele escreve magnificamente”.
Nós Somos para o nosso amado e ele é para nós! Um forte abraço cheio do amor de Deus a todos! Deus os abençoe grandemente!

Queremos agradecer a cantora Ana Paula Zeca pela entrevista concedida ao blog Alma Missionária em comemoração do nosso 3º aniversário, queremos ainda desejar uma boa caminhada para ela, que Deus a cada dia ilumine mais e mais os passos dessa serva do Senhor.
Para encerrar esse momento, um pequeno vídeo com uma das canções do CD: Eu sou do meu Amado.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!