Pesquisar no blog

sábado, 7 de agosto de 2010

Cigarro - Um perigo para sua saúde

Hoje nos iremos falar sobre o cigarro. Quais os riscos que isso pode causar? Existe um jeito de largar de vez o cigarro?


Pra começar, o cigarro hoje é um dos produtos de consumo mais vendidos do mundo. Tornando, a principal inimiga da saúde pública mundial, cigarro é um produto feito pra viciar e matar, hoje em dia mata mais que a AIDS. O cigarro contém: Acetona, removedor de esmalte; Formol, conservante de cadáver; Amônia, desinfetante para pisos e azulejos; Naftalina, eficiente mata-baratas; Fósforo p4/p6, veneno para ratos. O cigarro contém tudo isso e muito mais, que é completamente prejudicial á sua saúde, ou seja, os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas.

Eu não fumo, mas ao respirar a fumaça, eu corro riscos?

Corre sim, corre um risco pior ainda, você não está fumando diretamente, mas indiretamente está respirando o ar, a fumaça vai direto pro seu pulmão, pois a fumaça que esta no ambiente, é um carcinógeno do Grupo A, o mais perigoso. Por isso que corre o risco ainda maior de contrair câncer de pulmão ou doenças cardíacas. As pessoas que mais sofrem com isso são as crianças que tem pais fumantes ou algum familiar convivendo com ela, pode causar bronquite e pneumonia.

Grávidas e fumantes?

Outro ponto é o caso das mulheres grávidas, que são fumantes. Isso não combina com a mulher que será uma futura mãe. Se a mãe fuma durante a gravidez, a criança pode nascer prematuramente. Quando a criança nasce antes do tempo, a criança no ventre da mãe ainda não está bem desenvolvida e isso pode causar problemas de respiração, pode nascer com o peso abaixo do normal e apresentar sintomas de algumas outras complicações.

Quais as doenças que o cigarro pode causar?

Uma serie de doenças, além disso pode complicar outras doenças que a pessoa já tem, vamos supor, que a pessoa seja doente de diabetes, o cigarro vai complicar o estado dela, os diabéticos que fumam ou mascam o tabaco, podem ter um risco maior de complicações renais e podem apresentar retinopatia de evoluções mais rápidas. Agora a lista das doenças que o cigarro pode causar ou afetar ainda mais: Câncer de pulmão; doenças cardíacas; câncer de mama; deficiências auditivas isso ocorre quando a mãe fuma durante a gravidez e a criança pode nascer com a dificuldade de processar sons; complicações da diabetes; asma; depressão; câncer de boca, laringe, esôfago, pâncreas, bexiga, rins e colo do útero; derrame cerebral, ataque cardíaco, doenças pulmonares crônicas, distúrbios circulares, úlceras pépticas, diabetes, infertilidade, bebês abaixo do peso, osteoporose e infecções dos ouvidos.

Como posso deixar de fumar?

Parar de fumar é uma coisa, largar de vez é outra coisa completamente diferente.

Antes de tudo, saiba o que esperar. Os sintomas de abstinência podem incluir ansiedade, irritabilidade, tontura, dor de cabeça, insônia, distúrbios estomacais, fome, fortes desejos de fumar, talvez por causa de um momento estressante (lembre-se de que o impulso em geral passa dentro de cinco minutos), dificuldade de concentração e tremores. Isso não é nada confortável, mas os sintomas mais intensos duram apenas alguns dias e vão desaparecendo à medida que o corpo vai se livrando da nicotina.

Analise sua rotina para ver quando você procurava um cigarro e altere esse padrão, pois a mente estava condicionada por comportamentos associados ao fumo. Por exemplo, se fumava logo após as refeições, crie a determinação de levantar-se logo em seguida e caminhar ou lavar os pratos. Se estiver desanimado por causa de recaídas, não desista.
O importante é continuar tentando.

Estabeleça alvos de abstinência: um dia, uma semana, três meses, para daí então parar de fumar para sempre.

Se a idéia de engordar o incomoda, lembre-se de que os benefícios de parar de fumar superam esses quilinhos a mais. É bom ter frutas e hortaliças à disposição. E beba muita água.

Em um ano diminui o risco de doença coronariana em 50% Em dez anos caem às chances do aparecimento de câncer.

Agora que você já sabe os riscos que o cigarro pode causar, se você fuma pode parar com nossas dicas, aliás, vale a pena termos uma boa saúde. Se você não fuma, ajude algum amigo ou familiar fumante, incentive-o a para de fumar e viver bons momentos com boa saúde. Informar e prevenir também é evangelizar.

Ficamos hoje por aqui, próximo sábado temos um novo encontro, com um novo tema. Obrigado, fiquem todos com Deus. Até mais

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!